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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMREFLEXOS DO PROJETO DE PRÉ-CÁLCULO EM DOIS CURSOS DE ENGENHARIA EM MONTES CLAROS, MG;

JOÃO PAULO SILVA FERNANDES, Tatiane Reis do Amaral, NEILA MARCELLE GUALBERTO LEITE, ISABELLE SANTOS ANDRADE, Vitor Soares;

COBENGE18

[15] 03. Retenção e Evasão

[56] 03.3. Acolhimento e nivelamento

Uma grande parcela dos alunos ingressantes nos cursos de Engenharia pode não possuir a maturidade e os embasamentos teóricos necessários para as disciplinas Cálculo Diferencial e Integral e Geometria Analítica e Álgebra Linear, com isso caso não seja feita uma intervenção de forma a auxiliar os estudantes a superarem as dificuldades advindas desde o ensino básico, os mesmos podem contribuir com os altos índices de reprovações nessas componentes curriculares. O projeto "Pré-Cálculo" teve por principal objetivo a seleção de monitores para apresentar de forma clara, e com acompanhamento de docentes, os tópicos da matemática básica exigidos para entendimento das duas disciplinas supracitadas. Com a execução da proposta teve a adesão de 30 (trinta) alunos em um universo de 60 (sessenta). As 8 (oito) semanas de aulas do curso pode ter contribuído para que os alunos da Engenharia Química e Engenharia Elétrica do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais tivessem desempenho geral de 60,26% e 46,33%, respectivamente. Conclui-se que a ação foi positiva, mas que a avaliação foi parcial e, por isso, não pode ser usada como parâmetro detalhado de análise do processo de ensino-aprendizado. Pretende-se, em pesquisas futuras, avaliar as consequências da iniciativa nos resultados das disciplinas abordadas.

Intervenção pedagógica. Matemática básica. Nivelamento. Monitoria.
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