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Artigo


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AVALIAÇÃO DA EVASÃO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ;

Julio Gomes, Valmir França, Alexander Robert Kutzke;

COBENGE18

[15] 03. Retenção e Evasão

[54] 03.1. Causas da evasão

A evasão nas instituições de ensino superior brasileiro tem sido um tema frequente de estudos. Diferentes metodologias têm sido utilizadas para quantificar a evasão de um curso de graduação. Alguns métodos utilizam dados agregados e permitem a comparação entre taxas de evasão de diferentes instituições e exigem menos informações. Outros métodos trabalham com dados individuais dos estudantes e permitem análises mais precisas e detalhadas. Neste contexto, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a evasão do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná no período de 1999 a 2017. Foram calculadas taxas de evasão anual com o uso de dados agregados, obtendo-se valores inferiores aos de alguns estudos encontrados na literatura. Calculou-se também taxas de evasão acumulada para turmas com ingresso entre 1999 e 2010. As taxas de evasão acumulada resultaram superiores às taxas de evasão anual, mostrando que o uso de dados agregados tendem a subestimar a evasão real do curso.

Ensino superior, Engenharia Civil, Evasão, Diplomação, Retenção.
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