Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1671

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM ATIVA NA DISCIPLINA DE ELETROMAGNETISMO;

PAULO VICTOR DE SOUZA BORGES, PEDRO HENRIQUE DE SOUZA BORGES, Carlos Antonio Pinheiro Júnior, Marcella Campos Guarilha de Moraes, Pedro Teixeira de Morais Neto;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

Inaugurado em 4 de dezembro de 2008, o campus Nova Friburgo do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) possui dentro de seus cursos superiores a graduação em engenharia elétrica, cuja implantação data do segundo semestre de 2015. A turma mais avançada neste curso se encontra no 6º período, onde uma das disciplinas obrigatórias é a cadeira de eletromagnetismo II. Sendo esta uma cadeira puramente teórica, existe uma dificuldade tanto dos estudantes para aprender quanto dos professores para ensinar, além de ser um dos desafios atuais no ensino de engenharia a concepção de um sistema de ensino que vá além da abordagem de competências puramente técnicas. Neste sentido, a proposta pedagógica adotada tem sido a de complementar modelos de aulas expositivas tradicionais com técnicas de aprendizagem ativa, mais especificamente a Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning) e Aprendizagem Baseada em Projetos (Project Centered Learning). A experiência mostrou que a utilização destas técnicas em uma disciplina estritamente teórica aumenta o interesse dos alunos e permite um ambiente de aprendizagem de maior criatividade e coparticipação.

Eletromagnetismo. Aprendizagem ativa. Problem Based Learning. Project Centered Learning.
Voltar