Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1670

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUSO DO SIMULADOR PRO/II COMO FERRAMENTA DIDÁTICA AUXILIAR NO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA DO IFBA;

Maria Santos Coelho, Édler Lins de Albuquerque, ANA CLAUDIA GONDIM DE MEDEIROS;

COBENGE18

[17] 05. Indissociabilidade entre a Tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão

[63] 05.1. Experiência dos grupos PET, EJ, IC, Monitorias e assemelhados

Esta pesquisa apresenta a aplicação do simulador PRO/II como ferramenta complementar para o aprendizado dos conceitos teóricos necessários à formação de estudantes de engenharia química no Instituto Federal da Bahia (IFBA). Devido ao pouco contato dos alunos com simuladores para a resolução de cálculos extensos/complexos, quatro estudos de caso essenciais para a formação acadêmica de um engenheiro químico foram resolvidos com o simulador PRO/II. Os estudos englobaram simulações de um vaso flash, um reator tubular (PFR), um ciclo Rankine ideal e uma coluna de destilação. O objetivo foi estimular e disseminar o uso de software em atividades de sala de aula, treinando usuários (alunos e professores) em ferramentas computacionais. Complementarmente, um manual foi preparado em português, ilustrando as etapas necessárias para a simulação de cada estudo de caso. Também foram dados treinamentos e palestras aos alunos e professores do IFBA mostrando como o PRO/II auxilia na compreensão dos conceitos estudados durante todo o curso e como o guia tutorial pode ser usado como um suporte didático para os usuários interessados em aprender mais sobre a simulação de processos químicos.

Simulação. PRO/II. Estudos de Caso. Processos Químicos.
Voltar