Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1669

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROJETO DE ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA, CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA.;

Ronaldo Rodrigues dos Santos, FIACRE MAHUGNON AIZOUN, Eduardo Matos Santos;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

O Ensino da língua Francesa nos lares brasileiros ainda permanece pouco valorizado e intrínseco à realidade nacional. A engenharia por ser um campo vasto multidisciplinar com várias áreas e possibilidades de atuação profissional (Civil, Ambiental, Elétrica, Mecânica, Naval, Química e Computação), a cultura da aprendizagem da língua francesa, muitas das vezes, como inacessível e restrita à elite intelectual o que, provavelmente, prejudica a motivação de adquirir competências e habilidades cognitivas ligadas às fontes francesas para o diferencial no exercício profissional da engenharia. Com isso, este artigo descreve alguns aspectos trabalhados no Projeto de Ensino Francês nos cursos em Engenharia Civil, Ambiental e Elétrica no Instituto Federal da Bahia, Campus Vitória da Conquista para a capacitação efetiva desses futuros profissionais com o uso de metodologias tecnológicas inovadoras, a saber, software duolingo, para a adaptação da realidade tecnológica. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo a introdução da língua francesa para auxiliar o educando a se inserir nesses mecanismos de novas metodologias de ensino para instruir que a Língua Francesa é um meio dos engenheiros, considerando a grade curricular extensiva, acessarem a diversidade cultural francesa, deixando o ambiente universitário mais atraente e motivador no incentivo à criatividade e experimentação do discente, para contribuírem assiduamente na formação acadêmica e profissional desses engenhosos.

Software duolingo, fontes francesas, ensino-aprendizagem
Voltar