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Artigo


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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMSALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE FÍSICA;

Denise Marques Pinheiro, Gilberto Eiiti Murakami, José Silvério Edmundo Germano;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

O objetivo deste trabalho é descrever uma técnica de metodologia ativa de aprendizagem, a Sala de Aula Invertida ou Flipped Classroom aplicada no ensino de física. Os alunos soltaram uma esfera numa rampa de acrílico construída no Instituto Mauá de Tecnologia e simultaneamente fizeram a captação de imagens do experimento utilizando seu próprio smartphone. Os alunos analisaram os dados experimentais com o software Tracker e desenvolveram o modelo matemático do fenômeno, propiciando discussão das eventuais discrepâncias dos métodos. Foi possível determinar os gráficos da posição, velocidade e aceleração e as suas equações utilizando o modelamento matemático e o Tracker. Como os alunos realizaram o experimento antes do conteúdo teórico, tiveram a orientação e supervisão do Professor aplicador durante toda a atividade, característica da Sala de Aula Invertida. Esta atividade é multidisciplinar, sendo oferecida como Projeto e Atividades Especiais - PAE, aos alunos do primeiro ao terceiro ano dos cursos de Engenharia, Administração e Design do IMT.

Flipped Classroom. Metodologia Ativa de Aprendizagem. Sala de Aula Invertida. Simulações Computacionais. Tracker.
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