1658
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA DISCIPLINA DE MICROCONTROLADORES: PROTÓTIPO DE UM CONTROLE DE ACESSO;
YURI EMANOEL PEREIRA DIAS, LEANDRO HONORATO DE SOUZA SILVA, LU?S ROMEU NUNES, JARBAS SANTOS MEDEIROS;
Este trabalho apresenta um relato do uso da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas, na disciplina de Microcontroladores do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial. O problema a ser resolvido foi o controle de acesso aos laboratórios da instituição. Aprendendo os conteúdos da disciplina, os alunos foram incentivados e orientados a desenvolver um protótipo de uma tranca microcontrolada por um PIC18F4520. O objetivo inicial seria fornecer um controle de acesso mais seguro e barato aos laboratórios, no entanto, o sistema pode ser aplicado em diversos outros ambientes. O funcionamento da tranca consiste em o usuário digitar uma senha, através de um teclado matricial, e o sistema apresentar, por meio de um display LCD, se a senha está ou não correta, procedendo depois, caso a senha esteja correta, para o destravamento da porta.
Aprendizagem baseada em problemas, Aprendizagem Ativa, Microcontroladores