Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1658

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA DISCIPLINA DE MICROCONTROLADORES: PROTÓTIPO DE UM CONTROLE DE ACESSO;

Yuri Emanoel Pereira Dias, Leandro Honorato de Souza Silva, Luís Romeu Nunes, jarbas santos medeiros;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

Este trabalho apresenta um relato do uso da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas, na disciplina de Microcontroladores do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial. O problema a ser resolvido foi o controle de acesso aos laboratórios da instituição. Aprendendo os conteúdos da disciplina, os alunos foram incentivados e orientados a desenvolver um protótipo de uma tranca microcontrolada por um PIC18F4520. O objetivo inicial seria fornecer um controle de acesso mais seguro e barato aos laboratórios, no entanto, o sistema pode ser aplicado em diversos outros ambientes. O funcionamento da tranca consiste em o usuário digitar uma senha, através de um teclado matricial, e o sistema apresentar, por meio de um display LCD, se a senha está ou não correta, procedendo depois, caso a senha esteja correta, para o destravamento da porta.

Aprendizagem baseada em problemas, Aprendizagem Ativa, Microcontroladores
Voltar