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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPERCEPÇÃO DOCENTE E DISCENTE SOBRE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM;

FRANCISCO HEBER LACERDA DE OLIVEIRA, BRUNO CAVALCANTE MOTA;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[48] 01.3. Avaliação de ensino e aprendizagem

A Universidade Federal do Ceará, como instituição inserida num contexto político-institucional, dispõe de uma notável massa de docentes e discentes que compõem seu quadro pedagógico, dispondo de várias ferramentas de ensino e aprendizagem. Partindo disto, a intenção deste artigo é mostrar que a avaliação, como instrumento mecânico e formal, não é totalmente suficiente para as novas demandas em termos de ensino. Este estudo da percepção sobre a avaliação da aprendizagem constitui uma importante ferramenta, tanto para a análise de como está ocorrendo o processo de aprendizagem, como para fornecer as bases de uma potencialização do aprendizado através dos resultados obtidos, visto que no ensino superior, esta ferramenta toma um lugar de destaque, devido as expectativas que envolvem a formação profissional do discente e seu desenvolvimento dentro e fora da Universidade. O presente estudo foi realizado através de duas etapas, que consistiu na análise teórica, abordando diversas pesquisas sobre os instrumentos da avaliação da aprendizagem; a segunda etapa consistiu em uma pesquisa que foi realizada com professores e alunos, objetivando a busca para analisar as formas tradicionais de avaliação, que foi possível entender que as formas de avaliação da aprendizagem, ainda necessitam de uma modificação que vise a quantificação da aprendizagem dos alunos, mostrando que a avaliação, como instrumento mecânico e formal, não é suficiente para as novas demandas em termos de ensino.

Ensino. Avaliação. Aprendizagem.
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