Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


165

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPLACA DIDÁTICA DE ELETÔNICA DIGITAL COMO FERRAMENTA FACILITADORA PARA AULAS LABORATORIAIS;

Fábio Lúcio de Almeida Sousa Júnior, Ana Paula Pereira Silva, Leila Maria Rodrigues de Sousa, Jermana Lopes de Moraes, Rômulo Nunes de Carvalho Almeida;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

A disciplina de Eletrônica Digital é um dos primeiros contatos que os alunos dos cursos de engenharia têm com aulas práticas e tem grande importância no desenvolvimento criativo e perceptivo dos alunos. Por outro lado, as dificuldades encontradas na prática desta disciplina, muitas vezes, causam grande desestimulo e gera desinteresse nos alunos para desenvolvimento de projetos e aprofundamento dos conceitos teóricos, até mesmo levar a reprovação ou evasão da disciplina. Este projeto propõe a utilização dos conceitos teóricos da disciplina de Eletrônica Digital e a utilização do software Proteus para a criação de uma placa didática de eletrônica digital com diversos componentes não interligados entre si, como: sensores, LEDs, displays, motor DC, entre outros, visando minimizar essas dificuldades na prática da disciplina, bem como ajudar na aprendizagem, despertar a capacidade de análise e incentivar a criatividade e autonomia dos alunos no desenvolvimento de projetos digitais.

Placa didática, Eletrônica Digital, Proteus, Ferramentas de ensino.
Voltar