1641
Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMAVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO DE UM ALUNO DE ENGENHARIA;
OSVALDO SHIGUERU NAKAO;
Arquivo não encontrado
COBENGE18
[14] 02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos
[52] 02.3. Gestão de cursos
Resumo: Com o objetivo de verificar o nível de motivação dos alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo foram elaboradas 14 questões demográficas aplicando-se a Escala de Motivação Acadêmica, baseada na Teoria da Autoderminação. A partir das respostas de 610 alunos os dados coletados foram estatisticamente analisados para a definição dos tipos de motivação predominantes, a partir dos valores de média, desvio-padrão, coeficiente de Pearson e Alfa de Conbrach. A maioria apontou a motivação extrínseca como a mais frequente havendo também a percepção de pouca ou nenhuma satisfação com o próprio desempenho e com o curso. Observou-se que essa insatisfação aumentava com o passar do tempo. Pode-se concluir que é necessário pensar em políticas de acompanhamento da motivação de alunos e docentes ao longo dos anos com políticas específicas para mulheres e para alunos dos últimos anos, além de construir um sistema de apoio psicológico para os alunos. Apesar das conclusões, como o questionário aplicado é bastante geral e a amostra de alunos é muito heterogênea, sugere-se que em trabalhos futuros sejam aplicadas questões mais específicas focadas em grupos menores.
Motivação, Escala de Motivação Acadêmica, Ensino de Engenharia.