Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1638

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO GRUPO PET E SUA COLABORAÇÃO COM A MELHORIA DA GRADUAÇÃO: TUTORIA VOLUNTÁRIA EM "CONTEXTO E PRÁTICA EM ENGENHARIA CIVIL";

Laura Ferreira Velasco, Adriele de Almeida Valle, Diana Fiori Rubim, Gabriela Guimarães Gouvêa de Oliveira, Isaque de Souza Silva, Marconi Fonseca de Moraes, Márcio Marangon, Jordan Henrique de Souza, Gislaine dos Santos;

COBENGE18

[17] 05. Indissociabilidade entre a Tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão

[63] 05.1. Experiência dos grupos PET, EJ, IC, Monitorias e assemelhados

Este artigo apresenta toda a execução da atividade de tutoria voluntária na disciplina de Contexto e Prática em Engenharia Civil, como forma de aproximar o grupo PET da grade curricular do curso. A atividade teve como objetivo principal auxiliar na melhoria da qualidade da graduação através da cooperação no andamento e desempenho dos discentes na nova disciplina inserida como parte do Projeto Pedagógico de Curso. A atividade se deu a partir da capacitação dos alunos tutores ministrada pelos professores da disciplina e posterior acompanhamento aos alunos cursantes durante todas as aulas. Ao final do curso, os tutores auxiliaram os alunos na elaboração e apresentação de um trabalho científico que continha todas as etapas desenvolvidas na disciplina e o resultado final. A atividade permitiu a aproximação do grupo PET Civil UFJF com o currículo do curso, além de ter conciliado a tríade ensino-pesquisa-extensão proposta pelo Programa.

Contexto e prática em Engenharia Civil, tutoria, ensino. Projeto Pedagógico de Curso.
Voltar