Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1635

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUMA PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA A ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DE RECÉM-INGRESSOS EM ENGENHARIA ELÉTRICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ APÓS UM CURSO DE NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA E QUÍMICA ELEMENTAR: UM ESTUDO DE CASOS NOS ANOS DE 2016 A 2018;

Maicon Wellington Pantoja de Souza, Laiz Rayanna de Oliveira Gama, José Benício da Cruz Costa, ALEXANDRE GUIMARÃES RODRIGUES, José Leonardo Andrade Pedrosa, Leonardo Ribeiro Lima Damasceno, Flávio Roberto Bentes da Costa Silva;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[48] 01.3. Avaliação de ensino e aprendizagem

O Programa de Cursos de Nivelamento para Ciências Básicas (PCNA) é uma ação que visa diminuir o índice de evasão e retenção de estudantes de Engenharia. Entre suas contribuições destaca-se os cursos em ciências básicas onde o aluno ingressante é convidado a participar em caráter voluntário. Então, eles são avaliados utilizando-se de provas diagnósticas realizadas no primeiro e no último dia e, a partir do progresso nas notas, verifica-se se houve uma evolução nas turmas. Entretanto, torna-se complicado avaliar como isso se deu de modo individual utilizando-se apenas de médias, desvio, taxa de aprovação e evasão ou pela distribuição de certificados, principalmente quando o desempenho em cada disciplina é analisado isoladamente. Pensando nisso, este trabalho objetiva analisar este desempenho por um outro ângulo, investigando se neste curto período de tempo estes discentes progrediram e com que grau isso se deu. Para isso, usou-se das turmas de Engenharia Elétrica anos de 2016 a 2018 e estudou-se a eficácia deste curso em Matemática e Química Elementar. Isso foi dividido em três análises: uma para o rendimento da turma e seu perfil de nivelamento antes e depois do projeto, outra dedicou-se a estudar o comportamento e troca entre grupos de níveis de conhecimento previamente definidos a partir das notas dos testes diagnósticos finais e iniciais e a última deteve-se a comparar o aproveitamento desta amostra de um modo geral, entre os anos e disciplinas. Os resultados mostraram que de fato houve evolução, muitas vezes até ocultas quando se utiliza da estatística descritiva padrão.

Curso de Nivelamento. Ciências Básicas. Nível de conhecimento. Evolução do Conhecimento.
Voltar