Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1634

IMPLEMENTAÇÃO DE OFICINAS DE ROBÓTICA NO ENSINO MÉDIO: DESPERTANDO O INTERESSE PELAS CIÊNCIAS EXATAS;

Mateus Felzke Schonardie, MAURO FONSECA RODRIGUES, Nelson Adelar Toniazzo, Daniela Staziaki, Leonardo Armando Frizzo, Gabriel Henrique Danielsson, Natália Krein, Bruno Pich Vendruscolo, Victor Noster Kurschner;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[49] 01.4. Multidisciplinaridade e interdisciplinaridade

Escolha profissional é uma tarefa difícil aos jovens brasileiros. As aplicações práticas estão cada vez mais limitadas nas escolas de ensino básico. Para auxiliar nessa definição e despertar o interesse pelas áreas que envolvem as Ciências Exatas foram realizadas Oficinas de Robótica através de um Projeto de Extensão Universitária. Os resultados dessas oficinas, sua metodologia e descrição de algumas atividades principais são apresentados neste estudo. Pedagogicamente foram aplicadas algumas ferramentas da Sala de Aula Invertida. As atividades que envolvem Robótica Educacional podem ser desenvolvidas em níveis práticos de forma satisfatória para os alunos dos diversos níveis da formação. Neste trabalho, em específico, são apresentados os resultados obtidos com oficinas de robótica aplicadas para o Ensino Médio, como forma de conhecer, desenvolver ou aprimorar suas aptidões para as Ciências Exatas e Engenharias e auxiliá-los no discernimento da escolha profissional. A metodologia adotada mostrou-se desafiadora e eficaz; os participantes aprovaram a execução das tarefas, despertando seu interesse pela criação da tecnologia e não apenas pela sua utilização.

Robótica Educacional. Extensão Universitária. Ensino Médio. Ciências Exatas
Voltar