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EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE CÁLCULO PELA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS;

Marcia Azevedo Campos;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

Propor metodologias diferenciadas ao ensino nas Engenharias é pensar uma aprendizagem que permite ao aluno relacionar conteúdos escolares a diferentes contextos de sua produção, apropriação e utilização, a partir de suas vivências e das suas representações do conhecimento. O estudo aqui relatado teve como objetivo discutir as etapas e resultados de uma sequência didática (SD), a saber, a ação, formulação, validação e institucionalização, pelos princípios da Engenharia Didática sistematizada por Artigue (1996) e pela Teoria das Situações Didáticas de Brousseau (1986). A SD foi aplicada em uma turma da de Cálculo Diferencial e Integral II, buscando relacionar o objeto matemático Cálculo com outros saberes e outras áreas de conhecimento, tendo como questão principal: Quais as possíveis relações da produção de blocos cerâmicos com as diversas áreas do conhecimento? Como resultados, na fase da institucionalização, foi possível estabelecer relações do problema com os contextos da educação, social, comercial e aplicação do cálculo. Os participantes expressaram sentimentos positivos de alegria, prazer e satisfação em ter discutido, estudado e aprendido sobre os aspectos destacados nas apresentações. O olhar diferenciado que passaram a ter para os contextos onde o Cálculo se faz presente e as relações deste com os outros componentes curriculares constitui a aprendizagem desejada.

Engenharia. Situação didática. Aprendizagem. Contextualização
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