Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1630

ATIVIDADE DE GAMIFICAÇÃO E TRABALHO EM GRUPO EM UM CURSO DE NIVELAMENTO COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO E MELHORIA NO DESEMPENHO DOS ALUNOS EM MATEMÁTICA ELEMENTAR;

Maicon Wellington Pantoja de Souza, José Leonardo Andrade Pedrosa, Paulo Henrique De Lima Souza, Mellina Modesto Lisboa, Laiz Rayanna de Oliveira Gama, José Benício da Cruz Costa;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

O Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem (PCNA) é uma ação que auxilia no combate à evasão e retenção de alunos dos cursos de engenharia do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará. Durante o período do curso de Matemática Elementar, é comum alunos reclamarem do curto prazo de três semanas para revisar ou aprender conceitos, métodos e ferramentas necessárias para o curso de Cálculo I, além disso, também devido a esta escassez de tempo durante as aulas, muitas vezes não há revisão dos assuntos ou até mesmo resolução de um número suficiente de exercícios em sala. Assim, pensando em como provocar uma motivação externa ao aluno, foi explorado o conceito de gamificação através de uma dinâmica nomeada de "7 a 1 na Álgebra" cujo objetivo geral era de revisar e desafiar os alunos com questões de Álgebra e Aritmética de uma maneira divertida e interativa. Ao criar um ambiente de competição amigável, a metodologia incluía o trabalho em equipe, liderança e, fundamentalmente, a aplicação dos conceitos estudados de uma forma mais eficaz. Neste torneio, adaptou-se as regras de um jogo de Futebol afim de fazer os alunos se sentirem participante de uma partida. Como resultado, obteve-se um feed back positivo por parte dos alunos por meio das respostas dadas a um questionário que avaliava a motivação, a satisfação dos mesmos com a dinâmica e a eficácia do trabalho em equipe proposto, além de boas críticas quanto à inserção desta atividade no curso.

Motivação. Trabalho em equipe. Gamificação. Futebol Matemático. Curso de Nivelamento.
Voltar