163
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO APRENDIZADO DOS ALUNOS E A EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO MONITOR;
DANILO MARINHO LAM?GO BORGES, ERIVELTO LU?S DE SOUZA, PEDRO MITSUO SHIROMA, SERGIO DE OLIVEIRA, FL?VIA ZAMBELLI PEIXOTO;
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas
O presente trabalho visa descrever a experiência na monitoria da disciplina Projeto Arquitetônica e Computação gráfica, vinculada à coordenação do curso de Engenharia Civil da UFSJ, campus Alto Paraopeba, durante o período letivo de 2013/1 a 2014/1. Compreende-se monitoria como atividade de ensino facilitadora da comunicação docente-discente, contendo a elaboração e transmissão de conhecimentos e ainda subentendida como atividade de apoio pedagógico, nivelamento de conhecimento e/ou apoio à atividade prática tendo orientação de um docente. Para que ocorra o processo de desenvolvimento do aprendizado do aluno, é necessário tempo, prática e suporte em horário extra a sua aula. Mostrar o benefício das atividades desenvolvidas como aplicação do Facebook, do site Monitor CAD, da vídeo-aula e dos materiais de apoio como ferramentas de ensino.
Monitoria Acadêmica, Ensino, Formação Acadêmica, Facebook, Webnode.