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EXPERIÊNCIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: A IMPORTÂNCIA DOS PROGRAMAS DE MONITORIA E DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS;

Felipe Guilherme de Oliveira Melo, Juliana Ferreira Bezerra Mocock;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

Este artigo discute a importância dos programas de monitoria no aperfeiçoamento da qualidade do ensino de engenharia, bem como o papel dos monitores como agentes favoráveis à melhoria e à consolidação do processo de ensino-aprendizagem por meio do uso de tecnologias educacionais. As discussões são fundamentadas na pesquisa bibliográfica. Os oito estudos analisados defendem que as atividades de monitoria visam à redução dos índices de evasão e retenção, o estreitamento da relação entre professores e estudantes e à aproximação do monitor das atividades acadêmicas, despertando o seu interesse pela pesquisa e pela docência. Em adição, destaca-se que as principais tecnologias educacionais coadjuvantes à atuação dos monitores são: a utilização de softwares matemáticos e de simulação, o uso de ambientes virtuais de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento de projetos tecnológicos e experimentos laboratoriais. É evidente que as atividades de monitoria beneficiam todos os envolvidos (professores-orientadores, monitores e estudantes), entretanto, infere-se que muitos estudantes ainda não valorizam as estratégias de ensino-aprendizagem adotadas pelos programas de monitoria, demonstrando baixo interesse em participar das atividades complementares e frequentar as monitorias regularmente.

Ensino de Engenharia. Monitor. Programa Institucional de Monitoria. Práticas Pedagógicas.
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