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ANÁLISE DA EVASÃO NA DISCIPLINA DE CÁLCULO 1: UM ESTUDO A PARTIR DA EVASÃO DOS ALUNOS DE ENGENHARIA EM UM CURSO DE NIVELAMENTO;

MATHEUS CRUZ TAVERNARD FRANCO, LEONARDO RIBEIRO LIMA DAMASCENO, JOS? LEONARDO ANDRADE PEDROSA, FL?VIO ROBERTO BENTES DA COSTA SILVA, DIEGO BATISTA SABINO DE OLIVEIRA, AURICELIA LIRA VIEIRA;

COBENGE18

[15] 03. Retenção e Evasão

[54] 03.1. Causas da evasão

No Brasil, as taxas de evasão nos cursos de nível superior na área de engenharia estão abaixo do ideal. Um dos prováveis motivos é a dificuldade no acompanhamento dos conteúdos básicos, por parte dos ingressantes nos primeiros anos do curso, como, por exemplo, a disciplinas de Cálculo I, onde se há grandes taxas de evasão. Nesse cenário, para combater a evasão nos cursos de engenharia da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi criado o Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem (PCNA), que oferta cursos de Matemática, Física e Química Elementar. Este trabalho busca acompanhar o motivo da evasão do aluno a partir do curso de nivelamento e o impacto disso no seu desempenho na disciplina de Cálculo I. Ao analisar o desempenho dos alunos que evadiram e concluíram o Curso de Matemática Elementar, notou-se que 76% dos concluintes foram aprovados em Cálculo I contra apenas 18% dos alunos que evadiram do Curso de Nivelamento. Este se mostrou uma ferramenta de combate expressivo à evasão, visto que somente 6% dos Concluintes evadiram do Cálculo I, chegando à 0% em algumas engenharias. Após avaliar os motivos para evasão, nota-se que 80% dos alunos que evadiram o nivelamento avaliaram positivamente o PCNA, e o fizeram por razões externas. Portanto, percebe-se que os motivos que levam o aluno a evadir no ensino superior encontram-se antes mesmo do seu ingresso na universidade, e, nesse contexto, torna-se necessário a tomada de novas decisões sobre a educação superior, visando a ampliação de ações como o PCNA.

Cálculo 1. Curso de Nivelamento. Evasão
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