Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1617

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUTILIZAÇÃO DO ENFOQUE CTS NO ENSINO DE DISCIPLINA PROFISSIONALIZANTE NO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA COM VISTAS À FORMAÇÃO CIDADÃ;

Valdir Rogério Corrêa Pinto, Mauro Sérgio Teixeira de Araújo;

COBENGE18

[18] 06. Formação Cidadã

[67] 06.1. Responsabilidade social e interação com a sociedade

Este trabalho foi realizado com 16 alunos da 8ª série do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, visando a reflexão e mudança de comportamento nos alunos. A partir do estudo do conteúdo técnico da disciplina Sistemas Hidráulicos e Sanitárias colocou-se em discussão um problema social, trazido pelos próprios alunos, seguido da escolha de tecnologias e sua viabilidade para a respectiva solução. O enfoque principal foi associar os procedimentos vivenciados por esses alunos aos objetivos do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Nas intervenções foram introduzidas diferentes metodologias de ensino, utilizando aulas expositivas e dialogadas, visitas técnicas e seminários, culminando com a apresentação aberta dos resultados aos demais cursos. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, de natureza aplicada, que se utilizou da análise descritiva para organizar e analisar os dados e do método da análise de conteúdo para categorizar, organizar e interpretar as informações. Os resultados finais mostraram boa aceitação das metodologias e melhores resultados na aprendizagem, se comparados aos dados iniciais. A abordagem centrada no enfoque CTS favoreceu a formação de um cidadão capacitado para atuar com responsabilidade frente às demandas da sociedade atual.

Aprendizagem. CTS. Engenharia. Ensino. Metodologias.
Voltar