Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1614

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROPOSIÇÃO DE APLICAÇÃO DE JOGOS PARA O ENSINO DA ROTEIRIZAÇÃO E PROGRAMAÇÃO DE VEÍCULOS NO CURSO DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES E LOGÍSTICA;

Márcio Alexandre Lopes Júnior, Janaina Renata Garcia, Elisete Santos da Silva Zagheni, Tatiana Renata Garcia;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de atividade de ensino e aprendizagem voltada para o tema roteirização e programação de veículos. Esse tema está inserido em um projeto chamado Desenvolvimento de Jogos para o Ensino de Gestão da Produção e Operações que propõe desenvolver jogos e atividades voltadas ao ensino e aprendizagem. A proposta de atividade quanto a roteirização e programação de veículos está direcionada para a criação de um jogo que, por meio de simulação, apresenta problemas reais e busca desenvolver habilidades que melhorem a qualificação dos estudantes de graduação e futuros profissionais. Somado a isso ainda se espera incentivar estudantes do ensino médio (em forma de extensão) a buscar a formação em uma das áreas relacionadas ao projeto. A atividade proposta conta com uma breve introdução ao tema roteirização, além da aplicação de conceitos voltados para a logística, matemática, lógica, programação e trabalho em equipe. Ainda é necessário cumprir algumas etapas do projeto para que a oficina seja aplicável de forma completa, juntamente com turmas de estudantes de graduação e ensino médio (em forma de extensão), além de coletar os dados referentes ao impacto que a atividade deverá proporcionar.

Jogos. Gestão da Produção e Operações. Roteirização.
Voltar