Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


161

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO NO DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES DE ENGENHARIA EM MOBILIDADE;

ANA JÚLIA ROCHA ROCHA, Jean Pierre Garcia, Fabio Raia;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[4] 01.4. Multidisciplinaridade e Interdisciplinaridade

O ensino de engenharia no Brasil tem sido objeto de diversas reformulações no sentido de moldar-se às necessidades do mercado contemporâneo objetivando a formação de profissionais capazes de solucionar problemas em sua totalidade, de forma proativa, interagindo com pessoas de forma sinérgica nestas ações. As Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação em Engenharia no Brasil propõem o desenvolvimento de competências por meio de estruturas curriculares flexíveis enfatizando a utilização de práticas participativas neste processo. Diante deste cenário a Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie desenvolve uma série de ações de Extensão podendo-se destacar o Projeto AeroDesign SAE Brasil - Equipe Mechane, Projeto Baja SAE Brasil - Equipe Mack Gear, Projeto Carro Econômico Elétrico - Equipe MecMack e o Projeto Carro Econômico a Combustão - Equipe EcoMack, constituídos por acadêmicos oriundos de diversas modalidades de Engenharia. Esses Projetos que constituem um Programa de Extensão, promovendo uma nova iniciativa que tem como objetivo o fomento da especialização técnica da engenharia da mobilidade brasileira, reunindo todos os anos, diversas equipes de estudantes e professores das principais escolas de engenharia do país. Esse Programa propicia benefícios na formação dos futuros profissionais de engenharia entre os quais destaca-se o pleno envolvimento que o discente participante do projeto passa a ter com as diversas disciplinas proporcionando ao mesmo uma visão geral da importância de cada uma delas em sua formação e a interação efetiva com a realidade dos projetos de Engenharia.

Ensino na engenharia, Aprendizagem por Projeto de Extensão, Projetos de Engenharia, Interdisciplinaridade.
Voltar