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Artigo


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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMUSIC LEARNING MACHINE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO APRENDIZADO DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO;

Massaki de Oliveira Igarashi, Marcio da Costa do Nascimento, Isabella Caroline Carvalho Pinto, Matheus Campos Santelices da Silva, Marcos Almeida do Amaral;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

Nos processos de ensino-aprendizagem existe a tentativa de se proporcionar aos estudantes conhecimentos, habilidades, valores, técnicas e aperfeiçoamentos através da transposição das barreiras do individualismo e pela utilização de processos cada vez mais colaborativos e multidisciplinares, respeitando-se as especificidades de cada agente do processo; isso levou a necessidade de se explorar novas estratégias de ensino por parte dos educadores e ferramentas mais simples e efetivas de aprendizado e fez com que os jogos educacionais e metodologias de gamificação ganhassem ascensão neste cenário. Diante deste contexto este artigo relata uma experiência no aprendizado de linguagem de programação através do desenvolvimento de um jogo em plataforma Scratch® para o ensino de música. Dentre as habilidades adquiridas destacam-se: o desenvolvimento da criatividade e habilidades intersociais, pensamento lógico e computacional e capacidade de lidar com situações problemas e com a tomada de decisão. Além da melhora no rendimento acadêmico, redução nas reprovações e no amadurecimento dos estudantes ressalta-se a aproximação com a realidade profissional e o despertar do protagonismo estudantil; atendendo aos desafios da atualidade.

Ensino-aprendizagem, jogo, Scratch, Protagonismo
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