Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1597

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUTILIZAÇÃO DE REALIDADE AUMENTADA NA OTIMIZAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE DESENHO TÉCNICO NA ENGENHARIA;

Luan Fontenele Scortegagna, Matheus de Almeida Nobre;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

Baseando-se na dificuldade observada em grande parte dos alunos no que diz respeito ao conceito 'visão espacial', que nada mais é do que a habilidade de percepção e interpretação de objetos, dimensões e movimentos, é que vimos a necessidade de ferramentas tridimensionais para melhorar o ensino/aprendizagem na área do Desenho Técnico. Dentre as Tecnologias de Informação e Comunicação ou TIC´s como são conhecidas, a Realidade Aumentada é uma ferramenta tecnológica utilizada para melhorar essa lacuna que ainda permeia o aprendizado devido a falta de habilidades específicas e na visualização do espaço pelos estudantes de Engenharia. Este trabalho teve como objetivo principal a apresentação e visualização de objetos pela Realidade Aumentada (RA), através de marcadores gerados pelo aplicativo Augment, às turmas de Desenho Técnico dos cursos de Engenharia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Foram disponibilizadas peças no aplicativo de realidade aumentada Augment, utilizadas pelos alunos como suporte em exercícios de geração de vistas ortográficas. Após a aplicação da metodologia foram obtidos resultados bastante satisfatórios através de uma pesquisa qualitativa a respeito da eficiência do método. Concluiu-se que a nova ferramenta facilitou a visualização dos objetos no espaço, tornando a aula mais dinâmica e interativa, promovendo um aumento no interesse e participação do aluno em sala de aula. Além disso, está tornando-se uma ferramenta de apoio na didática de ensino dos docentes de desenho técnico.

Ensino/Aprendizagem. Desenho Técnico. Realidade Aumentada. Engenharia.
Voltar