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Artigo


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AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO PARA APRENDIZADO DE SISTEMAS ESTRUTURAIS;

Marina Martinelli Duarte, Ana Carolina Reis Lozovey;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

Apesar da disponibilidade de recursos tecnológicos, aplicativos e softwares, o processo de ensino e aprendizagem permanece concentrado no acúmulo de conteúdo exposto em sala de aula, onde comumente a avaliação exige apenas capacidade de memorização. No entanto, a avaliação pode deixar de ser um instrumento exclusivamente de controle e passar a ser um instrumento de construção do saber e desenvolvimento de habilidades. O presente trabalho analisa o processo de avaliação através de provas com questões de múltipla escolha funcionando como oportunidade de aprendizagem. As questões foram aplicadas no primeiro período do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Univali, na disciplina de Introdução a Sistemas Estruturais e Tecnológicos. No momento da avaliação foi permitido consultar a apostila, uma vez que o seu conteúdo não responde diretamente aos questionamentos. As respostas estão na compreensão e aplicação da teoria em situações reais. Em um primeiro momento houve resistência dos alunos em aceitar que as avaliações fossem concebidas para aplicação do conteúdo e não sua memorização. No entanto, logo perceberam que é possível redefinir a maneira de estudar e absorver os conhecimentos, através de um estudo diferenciado no qual se inclui obrigatoriamente a expansão do olhar sobre os conceitos teóricos. O resultado das avaliações foi melhorando e o sucesso em cada desafio proposto foi considerado um estímulo para o próximo passo. Isso permitiu concluir que a forma de avaliar apresentada contribuiu positivamente na construção e na consolidação do conhecimento a longo prazo.

Avaliação. Ensino e Aprendizagem. Estruturas
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