Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1595

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUma abordagem pedagógica para o ensino da computação quântica em cursos de engenharia: uma análise do simulador Qubit101;

Daniel Barbosa Maia, Flaviane Louzeiro da SIlva, Marcos Lobato Chagas;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

Neste trabalho, é proposta uma abordagem pedagógica para articulação de conceitos e definições da computação quântica dentro dos cursos de engenharia. Isso é feito através de um estudo do simulador quântico composto pela plataforma Qubit101. O objetivo é fornecer um tutorial básico para usuários iniciantes no ramo da computação quântica, analisando a construção dos circuitos quânticos, o comportamento dos q-bits, as diferentes portas quânticas disponibilizadas e os resultados obtidos pela simulação. Serão demonstrados alguns exemplos de circuitos quânticos, tais como a porta Toffoli e do teleporte quântico para verificar o uso do simulador. Por fim, serão apresentados os pontos positivos e negativos do simulador estudado e uma análise sobre seu desempenho.

Portas Quânticas, Circuitos Quânticos, Simulador, Computação Quântica.
Voltar