Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1593

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA MANTER OS ESTUDANTES ATIVOS NAS AULAS DE MODELAGEM E SIMULAÇÃO DO MUNDO FÍSICO - UM RELATO DOS PROFESSORES;

Gezelda Christiane Moraes, KARLA CRISTIANE ARSIE, Izabela Patrício Bastos, Vanessa Terezinha Ales, Salmo Pustilnick;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná está passando por uma reestruturação e inovação nos cursos de graduação em engenharia. O mapeamento por competências nas matrizes curriculares foi o primeiro passo, em seguida, os professores envolvidos, juntamente com os coordenadores dos cursos tiveram encontros para treinamento e para planejamento das disciplinas. Os professores da disciplina de Modelagem e Simulação do Mundo Físico - disciplina comum do primeiro período nas engenharias, contendo horas de aula teórica e horas de prática, envolvendo cálculo, física e programação - planejaram as aulas propondo diferentes metodologias. Nas aulas teóricas foram propostas atividades utilizando metodologias ativas como: Team Based Learning, Problem Based Learning, Resolução de exercícios, Flipped Classroom e jogos. Nas turmas, foram criadas equipes de forma estratégica, na qual os estudantes podem se auxiliar e obter um feedback imediato e frequente. Foram propostos problemas para aprendizagem, envolvendo vários conteúdos, no qual os estudantes precisam definir o que estudar e usar a criatividade na resolução. O Flipped Classroom permite que os estudantes pratiquem os conhecimentos durante as aulas, e o professor explane apenas os conceitos que os estudantes sintam dificuldades. O jogo Kahoot auxilia os estudantes de forma divertida e faz com que tanto professores quanto estudantes percebam o que ficou compreendido e quais conteúdos precisam ser retomados. Constatou-se que as metodologias ativas aumentam o desempenho dos estudantes na sala de aula e faz com que os estudantes desenvolvam habilidades de argumentação diante das diversas situações do cotidiano de um futuro engenheiro.

Inovação no ensino-aprendizagem. Estratégias pedagógicas. Metodologias ativas.
Voltar