1590
Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO USO DE MAPAS CONCEITUAIS NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA: UMA PROPOSTA PARA CONGREGAR GRANDES VOLUMES DE CONTEÚDO FORMATIVO;
JOSE VICENTE CARDOSO SANTOS, Gilson Amorim Carvalho;
Arquivo não encontrado
COBENGE18
[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem
Este trabalho analisa o processo de aprendizagem de Professores e Alunos de Cursos de Pós-graduação em Engenharia e utiliza-se dos Mapas Conceituais, suas tipologias baseadas nos estudos idealizados por Novak e Gowin (1984), lastreada na Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel (1963, 2000). O trabalho também tenta avaliar a relevância dos mapas nas práticas pedagógicas do universo estudado. Analisa outras ferramentas cartográficas cognitivas e sua semelhança com os Mapas Conceituais. Questiona até onde o uso dos mapas influencia nas práticas pedagógicas dos professores. Indaga até onde esses mapas afetaram a aprendizagem dos alunos. Busca entender como os mapas conceituais se situam no universo das ferramentas da cartografia cognitiva.
Mapas Conceituais. Cartografia Cognitiva. Aprendizagem Significativa.
Voltar