Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1589

EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO EM ROBÓTICA NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO;

anderson alexandre carvalho de araujo, ANA LYVIA PEREIRA LIMA DE ARAÚJO, Adrielle Batista do Nascimento, Rômulo Nunes de Carvalho Almeida, Vandilberto Pereira Pinto, Jermana Lopes de Moraes;

COBENGE18

[17] 05. Indissociabilidade entre a Tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão

[66] 05.4. A engenharia e a prática da pesquisa e da extensão

Os robôs fazem cada vez mais parte do cotidiano dos seres humanos, seja em empresas, ocupando funções operárias, seja executando funções cotidianas, facilitando a vida de quem precisa. Como também, a robótica tem um papel importante na educação, desde a etapa infantil, podendo ser uma ponte para o ensino de outras disciplinas escolares ou mesmo ser ensinada puramente. Construir e programar robôs exige conhecimentos de vários conteúdos que são ministrados nas instituições educacionais, conferindo à robótica uma característica multidisciplinar. Assim, tornou-se possível a formação do curso de Robótica Educacional com o papel de fomentar o uso da robótica como associações entre as várias disciplinas escolares, fragmentando cada vez menos o ensino. O curso foi realizado com a utilização do kit de robótica educacional Lego Mindstorms EV3, por ser uma ferramenta mais didática e fácil entendimento, tornando o curso mais enriquecedor. Com o desenvolvimento das aulas, foi plausível observar o resultado e eficácia do curso ministrado, proporcionando aos tutores uma enorme experiência, percebendo assim a influência do ensino da robótica para os alunos e como despertando o interesse dos mesmos para essa área do conhecimento.

Educação, Robótica Educacional, Eficácia, Experiência.
Voltar