Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1583

ENSINO DE BIM NA DISCIPLINA MODELAGEM DA INFORMAÇÃO E DA CONSTRUÇÃO (MIC) POR MEIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS;

CELY MARTINS SANTOS DE ALENCAR, DELIS VIEIRA DOS SANTOS, ALEXANDRE FEITOSA SILVA, ANTONIO PAULO DE HOLLANDA CAVALCANTE;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

Com a Revolução Industrial, a divisão do trabalho influenciou o ensino que, para fornecer profissionais especializados, tornou-se fragmentado em cursos e disciplinas. Na construção civil, isso provoca um distanciamento entre os diversos especialistas, mesmo que trabalhem no mesmo projeto. O BIM surgiu com o intuito de integrar esses profissionais para otimizar os empreendimentos. Logo, a universidade tem o papel de adaptar-se e oferecer o conhecimento segundo essa filosofia. Por isso, o objetivo deste estudo é propor uma metodologia pedagógica para a disciplina Modelagem da Informação e da Construção (MIC) do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará. Os conceitos utilizados abordam temas como o BIM e alguns softwares de aplicação, as competências de um profissional, as Metodologias Ativas. Realizou-se um levantamento sobre o ensino do BIM em Fortaleza e, em seguida, discutiu-se a metodologia inovadora mais coerente para a MIC, bem como referências bibliográficas. Sugeriu-se a implantação da Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida, Estudo de Casos e Instrução pelos Colegas, uso de material didático simples e conciso. O estudo propõe uma abordagem dinâmica sobre o BIM e constante renovação da MIC.

BIM. MODELAGEM DA INFORMAÇÃO E DA CONSTRUÇÃO Metodologias Ativas. Engenharia Civil.
Voltar