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Artigo


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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMLABORATÓRIO DE PRÁTICAS INTEGRADAS: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA NA FORMAÇÃO BÁSICA PARA OS CURSOS DE ENGENHARIA;

Juliana Capanema Ferreira Mendonca, Margarete Aparecida Pereira, FRANCINE BAESSO GUIMARAES LOLI, Samuel de Almeida Caldeira, Douglas Henrique Queiroz de Carvalho, Vinicius Vieira Costa, Pedro Prates Valério;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

Em contextos que também consideram formação discente e a aproximação entre ensino e aprendizagem, torna-se válido salientar que práticas e processos pedagógicos tendem a incidir sobre melhorias e potencializações, contribuindo com empoderamento, orientação e formação integral. Por certo, ajudar os alunos a aprender, tornando-os protagonistas de seus Projetos de Vida e desenvolvimentos, tem sido objetivo de instituições de ensino superior, inclusive, frente aos desafios da contemporaneidade. Nesse sentido, e apoiado pelo propósito do desenvolvimento de habilidades socioemocionais, o presente estudo foi conduzido a partir do objetivo primário de se apresentar o Laboratório de Práticas Integradas (LPI) enquanto unidade curricular diferenciada e inovadora no processo de formação discente. Considera-se o currículo orientado por competências, para alunos ingressantes nos cursos de engenharia do Grupo Anima Educação. O estudo avalia a experiência e percepção discentes frente a dinâmicas de aulas ativas e além das convencionais. Também, se consideram as ampliações da atitude docente e de práticas educacionais. A partir de resultados que também compilam relatos de professores e alunos, diretamente envolvidos com o LPI, pôde-se verificar comum percepção quanto ao desenvolvimento de autonomia, capacidade de argumentação e o ganho acadêmico, inclusive em instrução por pares. Ressalta-se que os resultados em questão se fizeram função de engajamento e apropriação de propósitos, por parte dos envolvidos. Ressalta-se que a implementação do LPI considerou envolvimento pleno em etapas de desenvolvimento de sequência didática e também de atividades práticas. Os desafios e circunstâncias problematizados viabilizaram aprendizagem em contextos que também envolvem prazer, estímulo e significação.

Mediação da Aprendizagem, Protagonismo Discente, Mentoria, Práticas Inovadoras, Metodologias Ativas
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