Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1581

FEIRA DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO: UM ESTUDO ACERCA OS IMPACTOS PESSOAIS E PROFISSIONAIS PROVENIENTES DE ATIVIDADES MULTIDISCIPLINARES RELACIONADAS A ENGENHARIAS;

Lucas Gomes Sousa Silva, Larissa Deborah Alves Teixeira dos Santos, POLYANE ALVES SANTOS, ada ruth bertoti;

COBENGE18

[17] 05. Indissociabilidade entre a Tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão

[65] 05.3. Projetos que foquem em inovação no ensino/aprendizagem

Nos últimos anos a educação do Brasil em alguns parâmetros obteve expressivo desenvolvimento em escala mundial. Nesse sentido, os estudos de novas ferramentas educacionais atreladas às tecnologias que visem o fomento ao conhecimento de forma técnica, lúdica e consistente tornam-se incessantemente necessários. A feira de ciências e inovação surge na perspectiva de encontrar mecanismos em que os alunos dos cursos de engenharias trabalhem a interdisciplinaridade entre as matérias química geral e cálculo no contexto acadêmico, desenvolvam práticas inovadoras que tenha por finalidade aplicar e, consequentemente, impactar positivamente toda a sociedade. O presente trabalho teve por objetivo avaliar os resultados obtidos pelos participantes da feira no que tange ao seu crescimento pessoal e profissional. Caracteriza-se em um estudo exploratório-descritivo de abordagem populacional, com estudantes de engenharia elétrica, ambiental e civil, utilizando um questionário semiestruturado. O questionário foi composto de quatro questões de múltipla escolha relativas às experiências obtidas pelos discentes em todo processo do projeto. O instrumento de coleta de dados foi aplicado com 38 participantes da edição 2017.2 no período que compreende o mês de abril de 2018. Ao termino do estudo, verificou-se que 84,8% dos entrevistados relataram que a feira foi uma ferramenta de extrema importância para o crescimento pessoal em consonância ao crescimento profissional do aluno. Concluiu-se que a feira obteve grande relevância nos procedimentos educacionais dos futuros engenheiros, e com isso, sólidas discussões devem ser despertadas a respeito da viabilidade de expandir essa prática para outros contextos educativos relacionados à engenharia.

Educação. Feira de ciências e inovação. Educação e engenharia.
Voltar