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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUTILIZAÇÃO DE UM ROBÔ QUADRÚPEDE COMO INSTRUMENTO DE ENSINO NAS AULAS DE ENGENHARIA;
Guilherme Zarzicki, Vinicius Hardt Schreiner, Emilio Garcêz Ferreira, Vinícius Pereira Farias, Rodrigo da Silva Guerra, Daniel Fernando Tello Gamarra;
COBENGE18
[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem
Resumo: A fim de proporcionar um maior interesse dos alunos e uma melhor experiência no aprendizado em sala de aula, é apresentado um estudo que descreve a aplicação de um robô quadrúpede como complemento de ensino das disciplinas de engenharia. O projeto possibilita que conhecimentos específicos de programação, eletrônica e controle, sejam desenvolvidos e avaliados de maneira prática e interativa durante o andamento do curso, fato que nem sempre ocorre durante a formação dos estudantes da área das engenharias. O artigo apresenta um caso prático de aplicação de um robô quadrúpede nas aulas da disciplina de robótica industrial e seu estudo para o cálculo da cinemática inversa além dos seus resultados, baseados em relatórios feitos pelos alunos e questionários aplicados.
Palavras-chave: Robótica, Ensino, Engenharia, Tecnologia.
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