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Artigo


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AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM TEÓRICA DA DISCIPLINA DE ENSAIOS DE ESTRUTURAS E MATERIAIS NA GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL;

Kamilla Conceição Miranda Souza, ANNA FLÁVIA TAVARES BRAGA DAMASCENO, Marcelo de Souza Picanço;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[48] 01.3. Avaliação de ensino e aprendizagem

Em meio ao mercado de trabalho, constantemente, há a gradativa exigência de profissionais de elevada capacitação e experiência, fato este que demanda as instituições de ensino suma importância na geração profissionalizante de seus discentes, tanto na qualidade de formação quanto ao combate à evasão. Dessa forma, encaixam-se medidas como a de reconhecimento de possíveis lacunas de ensino presente nas disciplinas fundamentais da graduação, processo de alta relevância em cursos de ampla atuação, como o de Engenharia Civil. A partir deste cenário é estabelecido este trabalho, ambientado na Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará, com foco na disciplina de Ensaios de Estruturas e Materiais com objetivo de avaliar novas abordagens metodológicas e identificar o nível de compreensão teórica da disciplina, assim como seus obstáculos e o nível de interdisciplinaridade. A realização do mesmo decorreu por meio de acompanhamento durante as aulas, projetos de monitoria e aplicação de questionários avaliativos, os quais alcançaram 72,5% dos discentes. A pesquisa demonstrou que o auxílio teórico por materiais na disciplina pode ser eficiente e que dentre as dificuldades o âmbito de Propriedades Mecânicas se mantém como maior obstáculo, desde problemas metodológicos à carências de infraestrutura no laboratório, fato que induz a busca por novos métodos de ensino que driblem tal problema, bem como a renovação da estrutura ainda rígida de ensino para a melhor qualificação dos discentes.

Ensaios. Estruturas e materiais. Metodologia. Ensino. Aprendizagem teórica.
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