Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1574

APLICAÇÃO DA METODOLOGIA PBL NO PROGRAMA DE MONITORIA: MANUTENÇÃO DA BANCADA PARA ESTUDO DE HIDROLOGIA;

Lucas Vinicius Palheta de Souza, Matheus de Oliveira Dutra, Lilyanne Rocha Garcez, Elias Simão Assayag;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

A monitoria funciona como uma importante ferramenta no desenvolvimento cognitivo, intelectual e social tanto para o monitor quanto para aqueles que o cercam nessa atividade. Na monitoria os estudantes são desafiados com as atividades de iniciação à docência, oportunizando por meio de uma disciplina que eles apreciam, de serem participantes ativos de seu processo de aprendizagem. Daí, a aplicação do método PBL como sendo um dos fundamentos principais de ensinar o estudante a aprender, permitindo que ele busque o conhecimento nos inúmeros meios de difusão do conhecimento hoje disponíveis e que aprenda a utilizar e a pesquisar estes meios. Assim, neste trabalho estão descritas as atividades de monitoria desenvolvidas como um processo de ensino-aprendizagem com na metodologia PBL (ProblemBased Learning) na manutenção da bancada para estudo da disciplina Hidrologia Aplicada no curso de Engenharia Civil. Os resultados obtidos comprovam que a implantação de metodologias ativas, ainda na monitoria, é de grande relevância para a iniciação à docência.

Monitoria. PBL. Aprendizagem Ativa.
Voltar