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CURSOS DE ENGENHARIA NO BRASIL E CHILE: RECONHECIMENTO DE TÍTULOS E CREDENCIAMENTO;
CARLOS TORRES NAVARRO, KAZUO HATAKEYAMA;
COBENGE18
[21] 09. Intercâmbio, Mobilidade Acadêmica e Dupla Diplomação
[76] 09.1. Mobilidade interna e externa
Este artigo apresenta um estudo comparativo de cursos de engenharia oferecidos no Brasil e Chile com vistas a mobilidade profissional dos formados nas instituições desses países. A metodologia da pesquisa é de natureza empírica, exploratória e descritiva. Para o desenvolvimento da pesquisa pautou-se na seleção e leitura de referências publicadas em periódicos, tratados de convênios de intercâmbios acadêmicos internacionais, anais de eventos e normas de avaliação para credenciamento profissional de engenheiros formados nos países em estudo. Foi possível construir breve histórico sobre os esforços empreendidos pelas autoridades educacionais de ambos países na busca pela eficácia dos cursos oferecidos na formação de engenheiros para atender a demanda da era tecnológica de rápida mutação. Constatou-se a existência de normas de avaliação de credenciamento profissional para atender a legislação vigente de cada país. Para atender os requisitos de plena mobilidade entre os países considerados, percebeu-se que o sistema de credenciamento de exercício profissional ainda deve evoluir, buscando a convergência das diferenças existentes em cada um dos mecanismos de avaliação. Espera-se que o resultado da pesquisa venha contribuir para a mobilidade profissional dos engenheiros sem a necessidade de submeter aos processos de qualificação exigidos pela legislação de cada um dos países considerados nesta pesquisa.
Cursos de engenharia. Normas de credenciamento. Mobilidade