Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1571

A PBL COMO ESTRATEGIA DE ENSINO DE SIG EM ENGENHARIA;

JOSIANE DO SOCORRO AGUIAR DE SOUZA;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

A formação Engenheiros de Energia, no escopo das novas engenharias requer o exercício de metodologias de aprendizagem ativa, tornando o aluno o protagonista de seu aprendizado. A combinação da Aprendizagem Baseada em Problemas ao aprendizado do uso ferramentas de Sistemas de Informação geográfica foi uma experiência realizada em uma turma do nono semestre do curso de Engenharia de Energia do Campus UnB Gama. O objetivo deste artigo é apresentar a metodologia pedagógica do uso de SIG como ferramenta de PBL no curso de engenharia de energia sob as lentes das teorias de educação critica e sustentabilidade.O problema proposto foi a falta de energia elétrica em comunidades remotas da Amazônia, considerando como premissa o atendimento ao sétimo e nono objetivos do milênio, propostos pela ONU. Os estudantes organizados em duplas receberam requisitos e condições para realização do trabalho criaram dois espaços virtuais: um grupo para compartilhamento de dúvidas, experiências e soluções e outro para armazenamento de dados para uso comum. Cada dupla ficou responsável por estudar, desenvolver a metodologia e coletar dados de um estado da Amazônia. Dentre os passos metodológicos para o alcance dos objetivos destacam-se: definição das perguntas norteadoras e das variáveis, levantamento e tratamento de dados, identificação das tecnologias e elaboração da carta síntese das zonas de energia. Os objetivos da proposta foram alcançados, as comunidades remotas foram localizadas, seu consumo de energia caracterizado, as fontes de energia foram identificadas assim como as tecnologias sociais a serem utilizadas. O principal destaque a ser feito foi para a colaboração entre as equipes em todas as fases do projeto e da aprendizagem ativa, com os estudantes dedicados a construir o conhecimento.

aprendizagem ativa-sustentável-educação
Voltar