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AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE NA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO;
ARTHUR MOURA DE ARRUDA, JAIR MEDEIROS FERREIRA FILHO, VIN?CIUS SOARES DE FIGUEIREDO, ANNA L?CIA MIRANDA COSTA;
Este artigo resulta da vivência de duas versões de um projeto que objetiva avaliar a
prática pedagógica docente em uma escola de engenharia. Assume que a finalidade da
avaliação é a busca contínua pela melhoria do ensino e da aprendizagem, o que possibilita
um claro entendimento sobre a importância deste trabalho que se originou a partir da
inquietação de alguns professores sobre suas respectivas práticas. Criado em 2016, o Projeto
de Avaliação da Prática Pedagógica Docente surgiu de uma conversa entre um grupo de
professores desejosos de caracterizar as práticas pedagógicas vivenciadas na instituição,
admitindo que algumas dessas práticas favoreciam o aprendizado do estudante, em
detrimento de outras que contribuíam com a manutenção dos elevados índices de retenção e
evasão observados. Os resultados obtidos com as duas versões indicam um aumento
significativo no número de participações de alunos e professores no processo, a saber: em
2016, 257 alunos participaram perfazendo um total de 870 avaliações; em 2017. 381 alunos
foram responsáveis pelas 1027 avaliações. Nessa ultima edição, 45 professores se
autoavaliaram. É sabido que o Projeto ainda está em processo de consolidação, mas seus
resultados e envolvimento que provoca já sinalizam que se trata de uma ação exitosa,
favorável a melhoria da qualidade do ensino ofertado por uma instituição centenária.
Avaliação. Prática pedagógica docente.Avaliação e formação pedagógica.