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ENTRE HISTÓRIAS E ANIMAÇÕES: O USO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO SCRATCH NO ENSINO EM ENGENHARIA EM UMA COMUNIDADE TRADICIONAL DO BAIXO TOCANTINS/PA;
ESTEFERSON SANTANA QUADROS, HUMBERTO ASSIS DAMASCENO, ANGELA VILHENA DIAS;
COBENGE18
[20] 08. Interação com os Ensinos Fundamental e Médio
[75] 08.2. Formas de despertar vocações
O projeto de extensão "Programação de Computadores Divertida e Intuitiva para Crianças e Jovens Remanescentes de Quilombo na Comunidade Mangabeira - Baixo Tocantins/PA" se enquadra na temática de Interação com Ensino Médio. Teve como objetivos: estimular estudantes do Ensino Médio a conhecerem e se interessarem por profissões na área engenharia e da tecnológica pelo aprendizado da programação de computadores; auxiliar na superação das desigualdades regionais e atrair alunos para a área de engenharia. O foco foi o ensino de linguagem de programação - códigos que mesclam letras, números e sinais gráficos para dizer aos computadores e dispositivos digitais que ações realizar - no ambiente de programação virtual Scratch. O projeto é estruturado para que os alunos tenham contato com algoritmos e linguagem de programação, uma vez que aprender a lógica de programação auxilia o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, melhora o desempenho em disciplinas e estimula a criatividade de quem a pratica. A escola coexecutora do projeto localiza-se na Comunidade Mangabeira, do Município de Mocajuba, estado do Pará, região do Baixo Tocantins/PA.
Linguagem de programação. Scratch. Comunidade quilombola.