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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPONTOS RELEVANTES PARA A IMPLANTAÇÃO DA ENGENHARIA ATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE EM CURSOS DE ENGENHARIA NOS INSTITUTOS FEDERAIS NO ESTADO DE SANTA CATARINA;

Mario Lucio Roloff, Micheli Cristina Starosky Roloff;

COBENGE18

[22] 10. Temas Transversais

[79] 10.1 Temas Transversais

Este artigo apresentará considerações sobre a experiência docente dos autores na comemoração dos seus 20 anos (12 + 8 anos) no ensino engenharia nas mais diversas modalidades - tecnologia, bacharelado e pós-graduação - no estado de Santa Catarina. O objetivo com o artigo é compartilhar a experiência com o ensino-aprendizagem ativo em engenharia em especial, o ensino baseado em projetos e a aprendizagem baseada em competências, habilidades e atitudes. Esses conceitos estão inseridos na PROPOSTA DE DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO DE ENGENHARIA elaborada pela ABENGE e MEI/CNI para a CES/CNI do MEC. O cenário desta discussão é a atuação profissional nos dois Institutos Federais (IFs) presentes no estado de Santa Catarina - Instituto Federal Catarinense & Instituto Federal de Santa Catarina. Os autores atuam em cursos de tecnologia e bacharelado em engenharia em diversos campus desses dois institutos durante suas carreiras como docentes de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Neste artigo serão apresentados alguns pontos que consideramos relevantes desta proposta pedagógica utilizada como referência pela ABENGE e MEI/CNI em conjunto com o MEC. Conclui-se o artigo com alguns desafios a sua implementação. Nossa intenção é contribuir com a discussão sobre o ensino de engenharia ativa no Brasil.

Competências. Engenharia Ativa. Relato de Experiência. Projetos Integradores.
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