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APLICAÇÃO DE PROCESSOS ESTOCÁSTICOS: UTILIZAÇÃO DE SIMULAÇÃO EM UMA CENTRAL REGIONAL DE EMERGÊNCIA;

Elyelton Cesar de Souza Lima, Márcio Alexandre Lopes Júnior, Paulo Henrique Bento, CHRISTIANE WENCK NOGUEIRA FERNANDES, SILVIA LOPES DE SENA TAGLIALENHA;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[3] 01.3. Avaliação da Qualidade de Ensino/Aprendizagem

O presente artigo apresenta uma análise de uma central regional de emergência através de um software de simulação. E teve por objetivo apresentar a aplicação prática de Processos Estocásticos em problemas cotidianos em diversas empresas. Além de mostrar a importância dessa ferramenta, simulação, como uma das possíveis metodologias de avaliação do processo de ensino/aprendizagem dos alunos. Após estabelecer o objetivo deste estudo, é demonstrado uma abordagem quantitativa em centrais de atendimento, em seguida é apresentado uma revisão da literatura voltada para a teoria das filas. O número de atendentes em cada turno foi determinado através de um modelo de programação linear, que tem como objetivo determinar o número mínimo de atendentes necessários para atender uma demanda. Após realizar a simulação, foram testadas novas configurações visando otimizar o serviço de atendimento, alterando o número de agentes em cada turno de trabalho, eliminando as possíveis filas presentes no sistema.

Simulação, Central regional de emergência, Teoria das filas, Processos estocásticos, ensino/aprendizagem.
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