1558
DESCONSTRUÇÃO DE CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS EM FÍSICA DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA POR MEIO DE UMA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA;
Vitória Toldo Dariva, Guilherme Josué Machado, Márcio Ronaldo Farias Soares, VALQUIRIA VILLAS BOAS GOMES MISSELL;
COBENGE18
[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[47] 01.2. Estratégias pedagógicas
Neste trabalho, apresentamos resultados de um estudo realizado na disciplina de Eletricidade e Magnetismo, para estudantes de Engenharia da Universidade de ???????? (???). Conhecimentos prévios foram levantados no início do semestre e considerados para o desenvolvimento da disciplina. Uma estratégia de aprendizagem ativa e um processo avaliativo formativo foram utilizados com o objetivo de auxiliar os estudantes a desconstruir concepções errôneas e a construir uma aprendizagem significativa. Mais especificamente, foram investigados os conhecimentos prévios relacionados à Terceira Lei de Newton, que é apresentada aos estudantes na disciplina de Mecânica Newtoniana e de extrema importância na compreensão dos conceitos básicos da Eletricidade e Magnetismo.
Concepções Espontâneas. Terceira Lei de Newton. Eletricidade. Peer Instruction.
Voltar