Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1556

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO PROGRAMA DE CURSOS DE NIVELAMENTO DE MATEMÁTICA ELEMENTAR DA UFPA COMO RECURSO PARA MITIGAR A EVASÃO E A REPROVAÇÃO DOS CALOUROS DE ENGENHARIA EM CÁLCULO I;

João Marcos Costa de Oliveira, Matheus Cruz Tavernard Franco, Mellina Modesto Lisboa, José Benício da Cruz Costa, ALEXANDRE GUIMARÃES RODRIGUES;

COBENGE18

[15] 03. Retenção e Evasão

[56] 03.3. Acolhimento e nivelamento

Diversos estudos a respeito do desempenho dos alunos de engenharia indicam que um dos maiores problemas enfrentados por instituições de ensino são os altos índices de evasão e reprovação nos dois primeiros anos do aluno na universidade. Este cenário também é refletido na Universidade Federal do Pará (UFPA). No intuito de mitigar esta problemática na UFPA, foi implementado o Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem (PCNA), o qual consiste, como uma das principais estratégias pedagógicas, em ministrar aulas de física, química e matemática elementar para os calouros de engenharia. Diante disso, este trabalho conta com a padronização da forma de avaliação dos calouros de 2017.2, tanto em cálculo 1 como no curso de matemática elementar. Ao comparar os dados de 537 alunos de engenharia matriculados na disciplina de cálculo 1, e sendo que 30% destes foram Cursistas-PCNA, constatou-se que: entre os 39% aprovados na matéria, cerca de 70% eram Cursistas PCNA; quase 20% destes Cursistas-PCNA obtiveram o conceito máximo, enquanto entre os Não-Cursistas somente 3% obtiveram; e, por fim, a taxa de evasão foi de 63% para os Não-Cursistas, e de apenas 6% para os cursistas. Dessa forma, é válido destacar o impacto institucional positivo que o PCNA teve sobre o desempenho acadêmico dos seus alunos, contribuindo para reduzir significativamente as taxas de evasão dos cursos de engenharia e nivelar o grau de conhecimento entre as turmas de engenharia ingressantes na UFPA.

Curso de Nivelamento. Matemática elementar. PCNA. Cálculo I.
Voltar