Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1555

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPRÁTICAS DIDÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE GESTÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL;

Gabriela Rillary Rodrigues Oliveira, Marcela Sabino Pessoa, Jean Lucas de Souza Lima, DENILSON COSTA DA SILVA;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

O uso de modelos físicos e virtuais, como recursos de ensino de conceitos básicos, é cada vez mais comum nas disciplinas de graduação de Engenharia Civil. Porém, no ensino das disciplinas componentes da gestão da construção civil (orçamento; planejamento e controle de obras; gerenciamento na construção; etc.), tal prática é pouco explorada. Neste sentido, o objetivo do artigo é identificar na literatura especializada quais são as práticas didáticas de ensino-aprendizagem (PDEA) existentes dentro do modelo conceitual de gestão da construção. Para tanto, foi realizado um mapeamento sistemático da literatura (MSL) seguindo os passos proposto por Pertensen et al. (2008), a saber: (i) questão de pesquisa; (ii) estratégia da busca; (iii) critérios de inclusão e exclusão; (iv) extração de dados; (v) mapeamento. Foram analisados ao todo 416 artigos e com aplicação de filtragem, foram selecionados 09 artigos relacionados ao problema da pesquisa, possibilitando a identificação de 02 tipos de PDEA. Este trabalho trata das resultantes da etapa inicial de um projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado: desenvolvimento de um laboratório de ensino de gerenciamento na construção civil (LEGCC) para o curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). O mapeamento contribuiu com subsídios, na medida em que as informações teóricas servem de referência para estruturação do LEGCC, bem como servem de apoio a incorporação da PDEA no currículo disciplinar.

Educação em engenharia civil, Gestão na construção civil, Laboratório de ensino, ensino-aprendizagem.
Voltar