1553
Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUTILIZAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA PARA FACILITAR NA VISUALIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS TRIDIMENSIONAIS DE MECÂNICA VETORIAL;
Adysson André Fortuna de Souza, MARCIO AURELIO MATOS CARVALHO, Maic Araújo da Conceição de Morais;
COBENGE18
[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem
A dificuldade dos alunos de engenharia em disciplinas como mecânica vetorial é muito comum, um dos fatores que contribuem com esse fenômeno, é dificuldade na visualização de problemas tridimensionais. A utilização de recursos tecnológicos vem sendo uma solução bastante utilizada para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, este trabalho versa sobre a criação de um aplicativo de celular que tem como objetivo principal auxiliar na visualização de exercício tridimensional de mecânica vetorial. O aplicativo foi criado e testado em duas turmas do curso de engenharia civil de uma faculdade particular no estado da Bahia. Após testar o aplicativo os alunos responderam um questionário que objetivava verificar a aceitação do mesmo. Os resultados demonstraram que o aplicativo funcionou de forma satisfatória e que os alunos estão dispostos a utilizar esse recurso em seus estudos.
Visualização. Mecânica Vetorial. Realidade Aumentada.
Voltar