Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1552

ENSINO DE FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA AMBIENTAL NO CICLO COMUM DE CURSOS DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICOS: INTERDISCIPLINARIDADE E SUSTENTABILIDADE;

BRUNO FURIERI, ENILENE REGINA LOVATTE, MARIA CLARA SCHUWARTZ FERREIRA, ISRAEL BAHIA COSTA, MELINA BARBOSA PEIXOTO, MARISA CRUZ COSER, MILENA MACHADO;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

Este artigo apresenta uma proposta metodológica para o ensino da disciplina de fundamentos de engenharia ambiental que é ministrada no ciclo comum dos cursos de graduação de engenharia na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES - Campus Vitória. Inicialmente, discute-se a importância do tema para os profissionais de engenharia no contexto mundial e acadêmico. Em seguida, é feita uma reflexão sobre a formação desses profissionais, sua responsabilidade socioambiental e sobre a necessidade de garantir a sustentabilidade às gerações futuras através de sua atuação dentro das organizações. Nesse contexto, são apresentados os resultados de um levantamento ambiental feito pelos alunos no campus como abordagem prática da disciplina, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz e os resultados em geral, são bastante interessantes sob o posto de vista técnico.

Sistema de gestão ambiental, sustentabilidade, engenharia ambiental
Voltar