Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1551

ANÁLISE DA PERSPECTIVA SUSTENTÁVEL DOS DISCENTES DOS PRIMEIROS PERÍODOS NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DO IFPB;

Maísa Lauriane Ferreira dos Santos, Nadhábya da Conceição Silva, Leonardo Marçal da Silva, Suiany Araújo de Meneses;
Arquivo não encontrado

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[48] 01.3. Avaliação de ensino e aprendizagem

As metodologias de ensino aplicadas aos cursos de engenharia muitas vezes são tradicionais e puramente teóricas, não despertando o aluno para as problemáticas presentes no dia a dia da sociedade. Entretanto para formação de engenheiros com perfil de um profissional capaz de usar e aplicar seus conhecimentos para resolução de problemas, tais como a sustentabilidade, ainda escasso no mercado de trabalho, as universidades devem revisar suas grades curriculares e fazer adaptações envolvendo a temática, levantar questionamentos e propor melhorias, para que os resultados possam impactar de forma positiva o cotidiano das pessoas. Deste modo, este artigo discorre sobre a análise dos resultados de uma pesquisa, que teve como instrumento, um questionário objetivo, com uma questão discursiva, para mensurar a base de conhecimento dos discentes acerca de como fazer uma engenharia sustentável. O instrumento foi aplicado com discentes do primeiro e segundo período do curso de Engenharia Elétrica, do IFPB( Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba) campus João Pessoa. Os resultados obtidos bem como as soluções sugeridas, foram submetidos a análise interpretativa dos pesquisadores.

Educação. Sustentabilidade. Engenharia.
Voltar