Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1547

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA;

Stefane Layana Gaffuri, Walter Antonio Bazzo, Paula Andrea Grawieski Civiero;

COBENGE18

[18] 06. Formação Cidadã

[67] 06.1. Responsabilidade social e interação com a sociedade

Neste artigo temos como objetivo questionar a Educação Matemática na engenharia. Ao pensar o ensino de matemática para além das técnicas, defendemos que ele não pode estar apartado das questões sociais. Esse ensino, geralmente, fica camuflado em práticas tradicionais, enraizadas em uma realidade que tem como base modelos estáticos de ensino. A relação engenharia, tecnologia e matemática precisa contemplar a inserção de variáveis contemporâneas que serão definidoras no processo civilizatório. Para que a Matemática contribua para a interpretação da realidade, na formação dos engenheiros, é preciso ultrapassar a linha tradicional, do 'como fazer' e passar a indagar 'Para quê?', 'Para quem?' e 'Por quê?'.

Ensino de Matemática; Educação Matemática; Educação em Engenharia; variáveis contemporâneas.
Voltar