Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1541

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPLANTA DIDÁTICA PARA ESTUDO DO CONTROLE PID DE VELOCIDADE DE MOTORES DE CORRENTE CONTÍNUA INDUSTRIAIS;

LEONARDO GOMES TAVARES, Carlos Raimundo Erig Lima, Gustavo Benvenutti Borba, Solivan Arantes Valente, Veronica Isabela Quandt;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

Durante a formação acadêmica do engenheiro nota-se, em alguns momentos, que existe um distanciamento considerável entre teoria e prática. Há certas disciplinas, como por exemplo Sistemas de Controle, que possuem alguns conceitos matemáticos abstratos que, quando abordados com rigor matemático exagerado, tornam a associação entre teoria e prática uma tarefa bastante árdua. Este trabalho tem por objetivo apresentar um recurso que foi desenvolvido com a finalidade de servir de ponte entre teoria e prática no estudo da estratégia de controle PID (Proporcional, Integral e Derivativo). Trata-se de uma planta didática para controle de velocidade de motores de corrente contínua industriais.

Controle PID, Plantas didáticas, Motores CC (Corrente Contínua).
Voltar