Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1540

FORMAÇÃO PROFISSIONAL E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS CONCLUINTES DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA FURG;

Matheus Garcia Alves, Renato Duro Dias;

COBENGE18

[16] 04. Formação Pedagógica dos Professores

[61] 04.4. Capacitação docente

O presente trabalho tem como objetivo discutir a formação profissional e a docência na educação superior, tendo como base a percepção de alunos concluintes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Através de uma pesquisa realizada com estes acadêmicos buscou-se compreender a relação entre a experiência prévia à atuação docente e a prática de lecionar em uma universidade cujo fazer pedagógico é um constante desafio. Entre alguns dos problemas de pesquisa para este estudo temos como recorte responder questões como: Qual a influência da experiência profissional prévia à atuação docente? Qual a visão do aluno para sua formação em relação a professores com experiência previa a docência? Este estudo é de abordagem qualitativa e quantitativa, no qual fez-se inicialmente uma revisão de literatura, aplicação de um questionário realizado com os estudantes concluintes e, ainda, a análise dos currículos e trajetórias acadêmicas dos docentes vinculados aos anos finais. Conforme citam Lakatos e Marconi (1990, p. 15), pesquisar é semelhante a investigação, compreendido como verificar algo de forma minuciosa. As autoras alegam que o significado do termo investigação "não é unívoco, pois há várias definições sobre o termo nos diferentes campos de conhecimento. Diante deste contexto, pretende-se realizar uma busca pelo encadeamento da experiência previa à docência e aos profissionais que seguiram à docência sucessivamente à sua formação. Acarretando no entendimento de duas linhas de iniciação docente existentes, auxiliando no desenvolvimento e construção de melhores saberes pedagógicos.

Docência superior. Educação. Formação profissional. Engenharia Civil.
Voltar