Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1538

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUTILIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA PJBL NO DESENVOLVIMENTO DE UMA CASA SUSTENTÁVEL;

Caio Silva Gonçalves, Luis Arthur Novais Haddad, Joyce Kelly de Souza Oliveira, Thiago Ribeiro de Barros, Pedro Paulo Surerus Sarmento, Danilo Pereira Pinto;

COBENGE18

[17] 05. Indissociabilidade entre a Tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão

[65] 05.3. Projetos que foquem em inovação no ensino/aprendizagem

Este trabalho tem o objetivo de complementar a formação em engenharia com o estudo, dimensionamento e implementação de um sistema de geração fotovoltaico, bem como uma rede de monitoramento sem fio no Laboratório Casa Sustentável (LCS). Utilizando as diretrizes da metodologia ativa de ensino Project Based Learning (PjBL), almeja-se que os discentes do Programa de Educação Tutorial da Engenharia Elétrica (PET Elétrica) consolidem e ampliem seus conhecimentos técnicos, assim como as habilidades transversais, consideradas características inerentes ao engenheiro moderno. Trabalhando a convite do Laboratório de Estudos em Conforto Ambiental (ECOS) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o PET Elétrica teve a oportunidade de ajudar na formação de um espaço aberto ao público que propicia atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como a interdisciplinaridade entre arquitetura e engenharia, com o intuito de se contribuir na conscientização da população sobre moradias sustentáveis.

Metodologias ativas, Sustentabilidade, Internet das Coisas, Educação em engenharia, PjBL.
Voltar